segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Amamentar emagrece quem?

Preciso fazer uma enquete aqui no blog porque estou prestes a derrubar uma teoria da maternidade. Cadê que eu ia secar com a amamentação e ficar 3 quilos mais magra do que eu era quando engravidei??  Eu fico pensando: se o metabolismo de uma lactante é acelerado, como é que uma ser humana como eu, amamentando e fazendo ginástica praticamente todos os dias da semana, não consegue emagrecer de jeito nenhum? Emagreci 9kg no primeiro mês e ali parei. De lá, não saí mais do peso e ainda faltam 3kg pra chegar ao que eu estava quando engravidei (e quando engravidei estava uns 4kg acima do meu peso, por isso o maior grau de preocupação com o assunto). Tudo bem que como um docinho aqui e acolá, mas peraí, minha nutricionista quer me matar passando uma dieta de 1.200 calorias por dia pra eu conseguir emagrecer, fala sério.
Na última semana, conversei com mais quatro amigas que tiveram bebê na mesma época que eu e, de todas nós, apenas uma secou. Todas as outras, além de terem estacionado no peso alguns quilos acima do que estavam quando engravidaram, chegaram até mesmo a engordar um ou dois quilos nesse período.
Vou aproveitar esse espaço aqui do blog pra fazer uma enquete com as meninas e com os meninos que possam falar de suas esposas:

1. Você voltou ao seu peso logo depois de ter bebê ou ficou até mais magra do que antes? Quanto tempo depois?
2. Qual é a sua idade?

Obrigada pela atenção e pelo apoio moral.

94 comentários:

Re disse...

Ro, ok ok, ainda nao cheguei nessa fase, mas tenho algumas teorias: amamentar emagrece, mas tb aumenta o apetite, pois queima muita caloria, portanto, comemos mais tb, outra coisa eh que o corpo, amamentando ou simplesmente numa dieta, sempre, depois de uma perda significativa, ele estaciona num patamar de peso. Isso nao quer dizer que vc nao ira mais perder um grama sequer, nao, eh que o corpo precisa se acostumar com esse novo peso, ver que ele nao vai ficar deficiente e assim poder apagar da sua memoria o peso antigo, para entao voltar a trabalhar no ritmo anterior e, consequentemente, voltar a queimar mais calorias..por isso, tenha paciencia, sao so 3kg comparados com 9kg que ja foram. Continue fazendo o que vc está fazendo que logo logo o corpo retoma seu ritmo. Bjs e boa sorte.

disse...

Esse negocio de secar amamentando é lenda urbana na minha opiniao... a nao ser que vc tenha 20 anos!

Eu tinha 32 qdo tive o Rafael. No começo perdi rapidamente 10kg dos 14kg que engordei na gravidez, mas o finalzinho é um problema sério. Eu cuido da minha alimentação, faço atividade fisica 2x por semana, mas nada exagerado. Nem tenho tempo pra isso. Os 2kg finais estao sendo muito dificeis de irem embora... o Rafael ja' esta' com 1 ano e 2 meses.

Mas como eu estava magrinha antes de engravidar (50kg), esses 2kg a mais não me incomodam tanto assim. Verdade que a barriga ta' longe de ser o que era antes, mas tb nao é o fim do mundo. Existem coisas mais importantes para eu me preocupar neste momento!

Thais Bessa disse...

Oi,

Eu tenho 27 anos, tinha 26 quando engravidei/ela nasceu. Engordei 20 kgs (tá bom, eu sei, seu sei, horrível). Mas 5 dias depois do parto emagreci 8 kgs, 1 semana depois uns 8 e com 2 meses tudo.

Mas eu sou sem vergonha e agora engordei 5 de novo, hehe. Então estou 5 kgs acima do meu peso normal, que tinha quando engravidei.

Acho que isso de emagrecer amamantando depende do metabolismo. Mas uma coisa que me ajudou foi fazer drenagem linfática, dos 15 dias pós-parto até 2 meses e meio. Fazia 2 x na semana e ajudou muito a desinchar, pois acho que dos 20 kgs, um tanto era inchaço.

Bjos

Dani Garbellini disse...

Ai, Roberta, você quer apoio moral, mas vim dizer que tem gente que emagrece amamentando sim. Acho que depende muito do metabolismo de cada pessoa, então esse lance de comparação é bobagem. E meu palpite é que depende muito do quanto a gente se preocupa com isso, nossa cabeça faz cada coisa com nosso corpo!
Eu engordei 16 kg na gravidez, rapidinho voltei ao peso normal. Quando Arthur tinha 4 meses voltei ao trabalho e daí sim, amamentando muito em livre demanda e com a correria de trabalhar, emagreci pacas, perdi os 16 e mais 6Kg, cheguei aos 48Kg. E sem anemia, heim?
Agora engordei dois quilos, estou com 50Kg, isso que Arthur tem 2 anos e meia e ainda mama 3x ao dia.
Ah! E sem nadinha de atividade física, só correria, amamentação e meu metabolismo.

O importante é cuidar da saúde, estando saudável, comendo de forma saudável e estando feliz, tudo aos poucos se ajeita, inclusive o corpitcho.

Bjs

Kah disse...

1. Voltei depois 15 dias do parto ao meu peso normal. Depois de dois meses estava dois kgs mais magra e retornei ao meu peso normal 6 meses depois.
2. Quando a Juh nasceu, 19 anos. Hoje, 20.

Mas eu sempre fui magrinha (nem conto meu apelido na escola para não passar vergonha!).
Beijão!

Carol Garcia disse...

iiiiiii, rô...
esse negócio de peso é complicado, mas vou te ajudar na enquete.
engravidei e pari com 28/29 anos.
engordei 8kg nos 7 meses de gestação.
perdi uns 12kg enquanto amamentava.
depois virei uma sem vergonha e engordei horrores. acho que quase tudo.
mas pedi sim durante a lactação.
bjo e não se cobre muito com essas coisas. pense em ser saudável.
bjo bjo bjo

Anônimo disse...

Eu tenho um filho de 1 ano e 9 meses e amamentei até os 10 meses. Emagreci muito e meu corpo até mudou, perdi medidas no quadril e bumbum, agora consegui recuperar o corpo ideal. Tenho 29 anos e optei por não ter babá, então o tempo que tinha para comer era bemmm reduzido,apesar de comer alimentos saudaveis, era a dieta do recém-nascido rsrsrs bjs Sara

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Guri! disse...

Oiee!

Respondendo as suas perguntas:

1. Você voltou ao seu peso logo depois de ter bebê ou ficou até mais magra do que antes? Quanto tempo depois? Eu engordei 34kg. Em 4 meses tinha voltado ao peso de antes. Não cheguei a ficar mais magra do que estava antes de engravidar.
Ana Luiza mamava o TEMPO TODO e tive que fazer restrição de leite e derivados. Comia muita fruta, verdura, leite de soja, pão integral.

2. Qual é a sua idade? Na época 26.

Hoje estou grávida novamente e meu ganho de peso está sendo controlado, não quero engordar tudo aquilo novamente!

Beijos

Avassaladora disse...

Roberta,
no meu primeiro filho eu emagreci sim, uns 2 meses depois, mais quilos que tinha ganho na gravidez, porém estava sob uma dieta rigorosíssima porque o pequeno teve alergia a um montão de coisas... passei fome mesmo... Depois que isso acabou, "embaranguei" denovo!!!
Vamos ver como será dessa vez agora!!!
Ah, eu tinha 32!!!!

Marina disse...

Ro!! kakakaka
Cara, eu emagrci tudo que ganhei, mas ao longo de 4 meses! Depois, como a Carol, enogrdei de novo! Falta de vergonha na cara! hahahahaha

bjbj

Marina disse...

AH, esqueci de dizer. Engravide da Bia com 26! Fiz 27 um mês e meio depois dela nascer!

bjbj

Lu disse...


No meu caso tive 2 situações bem diferentes. No primeiro filho tinha 21 anos e engordei 9 quilos. Com 15 dias já tinha perdido o que engordei na gravidez e fiquei uns 6 quilos mais magra, ou seja, sequei amamentando.
Feliz da vida achei que agora seria a mesma coisa, ledo engano.
Na segunda gravidez, quase 14 anos depois, engordei quase 20 quilos, quase surtei e fui perdendo muito devagar. Levei quase 6 meses para perder todo o peso. Porém, além de ter engordado muito na segunda gravidez, ainda estava uns quilinhos acima do peso que considero bom, então continuo desejando perder mais uns 3 quilos. Sigo firme e forte na dieta, mas tá dificílimo.
Bjs
Lu

Patricia disse...

Nossa, números quase iguais. Emagreci logo de cara 9 kgs. Os 5 que sobraram estão aqui. Junto com outros 2 que já estavam comigo antes da gravidez.
Para mim, pelo menos, amamentar abria o apetite. Comia mais do que quando grávida.
E quanto à idade, tinha 37 quando mariana nasceu. Claro que o metabolismo não é o mesmo de quando a gente tem 25.

Renata disse...

Bom, comigo foi assim... No primeiro mês amamentando quase caí de costas quando vi que tinha perdido os 17kg que ganhei, mas o corpo ainda estava muito parecido com o pós parto, não parecia que o peso era o mesmo de antes da gravidez.

Durante a amamentação eu sentia uma fome imensa. No segundo mês ganhei 6kg e até hoje (minha filha tem 1 ano e 1 mês e mamou até os 5 meses) perdi mais uns 2kg só, e só perto de 1 ano que o corpo voltou mais ou menos ao que era antes. A verdade é que depois de ter filho virei uma sanfona, coisa que nunca fui... já tô engordando de novo.

Mas tenho uma amiga que me matou de inveja quando postou fotos 15 dias após o parto e o corpo estava exatamente igual ao de antes da gravidez. E ela fez cesárea (tem tbm a lenda de que o parto normal acelera a recuperação do corpo, mas no caso dela não foi assim - o meu foi normal e veja só).

Acho que depende da pessoa mesmo. Eu sempre fui (e sou) totalmente sedentária, não tenho uma alimentação muito saudável, nada mais natural do que o corpo responder a isso embuchando, depois de uma "agressão" igual a gravidez, rs.

Mas não adianta ficar encanada com isso, o que dá pra fazer é controlar a boca e se exercitar, fora isso é a natureza agindo e não temos como controlar.

Bjs!

Tchella disse...

25 anos e ainda nao voltei ao meu peso, isso que to fazendo a tal dieta do leite ainda por cima!!! nao emagreci tudo de jeito nenhum e antes da dieta do leite cheguei engordar 1 kg, com a dieta perdi 2, mas ainda faltam uns 4 pro meu peso anterior :(

t-r-i-s-t-e

Dani disse...

Ro, tenho 32 anos. Sempre fui magrinha, por constituição mesmo. Mas antes de engravidar estava uns 06 Kg acima do meu peso habitual.
Na gravidez, engordei 10 Kg. Na primeira consulta com a obstetra, uns 10 dias depois do parto, já tinha perdido estes 10 Kg.
No retorno 40 dias depois do parto já tinha perdido mais 04 Kg e agora, três meses depois, estou com 06 Kg menos que antes de engravidar. Ou seja, retornei ao meu peso de sempre.
Tenho comido mais que o habitual - sinto fome de verdade, mais fome que quando estava grávida - e também voltei para a ginástica super cedo (uns 10 dias depois do parto).
Emagreci, sim, na amamentação. Acho que o fato de ter engravidado acima do peso acelerou o processo, porque, no fundo, hoje, estou com o meu peso de sempre. Tenho comido um pouco mais que o normal e mantive o mesmo padrão de atividade física de sempre.

sofia-educarcomcarinho disse...

Olá
Engravidei com 28 anos e como o final da minha gravidez não correu muito bem, perdi os 12 kilos que engordei em 7 meses em 3 dias nos cuidados intensivos :( Não foi nada bom. Até acho que fiquei com a pele meia flácida.
Hoje estou com o peso normal ainda amamento, já faz 13 meses, e com exercício consegui renovar a minha pele mas não emagreci mais. Amamentar não me fez emagrecer mas também acho que como tenho mais apetite como bem mais que antes.

Fabi disse...

Rô,

Para mim a máxima de que amamentar emagrece não funciona. Eu engordei 9Kg, uma semana depois do parto já tinha perdido 8Kg. E durante a amamentação ganhei mais 4Kg dos quais só perdi 1Kg depos de 1 ano e 9meses, mas confesso que não fiz regime em nenhum momento! Mas a meta é encarar uma dieta e perder estes quilinhos até dezembro..Ah idade 35. bjos querida e Força na dieta!

Sarah disse...

Comigo foi assim: engordei 12 kg na gravidez. Dois meses depois que Bento nasceu, tinha emagrecido 15 kg (sério) e assim fiquei durante todo o período em que amamentei. Acho que uma coisa que contribuiu muito foi ter tido menino, pois eles são verdadeiros glutões. Bento mamava um monte, tanto que quase sempre regurgitava o excesso de tanta gulodice (tudo bem que em parte era culpa do refluxo, mas ele mamava demais mesmo).
Como algumas meninas disseram, amamentar me dava muita fome, então comia bastate. Aí, quando parei de amamentar, adivinha... engordei de novo. Hoje luto contra os quilinhos a mais que também não me deixam.
Ah, engravidei com 30 e pari com 31.
Mas já percebi que amamentar não necessariamente emagrece. Tenho amigas que não emagreceram e/ou engordaram. Depende mesmo do organismo de cada uma...
beijo!

Camila Bandeira disse...

Acho que essa teoria só funciona com o primeiro filho... Na gravidez da Gabi engordei 12 kg que foram embora rapidinho.. Agora com o Pedro, também foram os mesmos 12kg e ainda estou "apegada" a 3 deles! Também vou pra academia, também estou de dieta (que parei nas férias, é verdade). A idade também contribui para essa dificuldade, sei lá. Saiba que você não está só nessa! Força! Eu também estou tentando! Beijos!

Martha disse...

E Ro dessa enquete eu participo sim.. pq, olha, to ficando estressada com esse negocio!!

Eu sempre fui magra (sempre não pq fui adolescente cheinha!) e quando engravidei estava feliz pq tinha conseguido engordar um pouquinho. estava pesando 53Kg/54Kg. Durante a gravidez engordei 15 Kg, mas perdi 1kg na ultima semana de gestação. Meu peso quando Laís nasceu era 67Kg.
na primeira consulta 10 dia depois, eu tinha perdido 9kg.
Hoje, Laís esta com quase 10 meses, continua mamando bastante e estou pesando 3kg menos do que estava quando engravidei! Nada cabe em mim.. !!

Qaundo engravidei estava com 24 e fiz 25, 15 dias depois que Laís nasceu!

Agora quero tentar pelo menos revuperar esses 3kg que estou abaixo do peso!

Bjnhos

Naiara Krauspenhar disse...

1. Você voltou ao seu peso logo depois de ter bebê ou ficou até mais magra do que antes? Quanto tempo depois?

Engordei 14kg na gravidez e quando GG tinha 1 mes já tinha perdido 15kg.

2. Qual é a sua idade?
29 agora, mas 27 na época.

E realmente acho, que como na maioria das coisas, "cada caso é um caso".
Cada pessoa tem um metabolismo diferente e este reage de diferentes maneiras à cada situação.

BJokas
Naiara
http://littlelittlediva.blogspot.com

Lily disse...

Oi Roberta, estou com uma bebe de quase 2 meses e perdi os 12kg q engordei na gravidez no 1o mes. Hj ja estou mais magra do q qd engravidei. Acredito q amamentar e cuidar de uma bebe ajudaram bastante, ja q nao estou fazendo exercicios pq minha medica nao me liberou ainda. Tenho 32 anos e acho q isso é meio de familia, pq minha mae teve 3 filhos e sempre ficou mais magra amamentando.

Lu Terceiro disse...

Oi Rô, minha história é semelhante. No inpicio da gravidez tinha 49kg (para 1,56). Engordei uns 16kg na gravidez (afe). Depois que a Alice nasceu, durante toda a licença (5 meses) perdi 13kg, sobraram 3kg. Isso amamentando, mas perdi bem devagar. Eu ouvia essa história de sacer e não me conformava.
Voltei ao trabalho e à rotina maluca, e a amamentação caiu até que parou. Isso me custou mais 1 kg. Hoje em dia vario lá pelos 52kg, louca para voltar ao "shape" de antes. Ah, e bom, essa epopéia toda entre 32 e 33 anos. Acho que agora, só arrumando mais umas horas no dia e voltando à ginástica para terminar de secar :P beijos!

Mayara disse...

oi Roberta!
engravidei com 21, hj tenho 23.
sempre fui magrela (peso normal 45kg) e engordei na gravidez 10 kg, qdo tive a neném, saí do hospital já sem nada... até eu fiquei de cara... amamentei por 4 meses, pois meu leite secou, e emagreci mais(mas essa época eu nao comia direito tbm, oq ajudou) ficou mto feio pq eu tava magra demaissss!
agora, depois de quase dois anos que estou conseguindo voltar a engordar e manter uma forma legal...
acho q cada um dos casos depende mto do biotipo da pessoa, genética... pq eu sempre comi normal, bem e com bastante besteira pra ser sincera heheeh
beijos!!

Di disse...

To com vergonha de falar que eu acho que vou ser linchada :P
Eu engordei 7 kg na gravidez toda, incluindo os 2 kg que perdi de tanto passar mal no primeiro trimestre e recuperei depois. Então... eles foram embora no primeiro mes, que foi o unico que eu amamentei. :( Se pudesse ter amamentado mais, provavelmente teria mantido esse ritmo.
Mas eu tinha um controle extremo e neurotico com a alimentação pois eu ja estava bem gorda antes de engravidar e tinha muito medo de ter diabete gestacional e pre-eclampsia.

Sobre o seu caso, quero lembrar que fazer exercicios faz com que eu corpo não apenas queime caloria, mas tonifique a musculatura e aumente a quantidade de massa magra, boa. E isso pesa. Se concentre nas medidas, e em saber se voce esta se sentidno bem com voce, e não com os numeros na balança. Na verdade voce pode sim ainda estar perdendo peso, mas como esta se alimentando bem e fazendo exercicios isso esta se transformando em um corpo saudavel.

E se o que incomoda no seu corpo hoje é a barriga... Ate onde sei so tem 1 jeito da barriga voltar ao normal, e é cortar fora a pele em excesso que ficou ali. Bem valido se voce não for ter mais filhos...

Dani Maciel disse...

Aí Roberta, não sei se vou ajudar ou atrapalhar, mas...

Qdo tive meu primeiro filho aos 27 amamantei e emagreci, fiquei sequinha sem muito esforço, maravilha!
Já qdo a Carol nasceu eu tinha 32...amamentei e mal voltei pro peso de antes, olha que ela já tem 2 anos...

Então, o que me faz pensar é que: na primeira gravidez: sim isto é possível e na segunda tenho minhas dúvidas se é pq que é a segunda ou pelo simples fato de estarmos mais velhas...não que a gente esteja, mas nada é como antes dos 30!!!

Força aí que vc consegue!

Bj

Dani

Paloma disse...

Rô, eu sequei e fiquei mais magra. Mas, algum tempo depois, engordei muito. Não sei se o organismo deu conta de tanta perda e entrei num efeito ioiô...bjo
Paloma e Isa

Renata Diniz disse...

Roberta! Comigo foi assim: tenho uma filha que está com 1 ano e 7 meses. Na gravidez engordei 12 kg. Após o parto, ao longo do tempo, perdi 7 dos 12 kg. Ou seja, fiquei com 5 kg a mais do meu peso normal antes de engravidar. O pior é que, além de eu não ter conseguido perder os 5 kg extras, ainda ganhei mais 2 kg. Diga-se de passagem, que eu ainda faço hidroginástica. Mesmo assim estou hoje com 7 kg a mais em relação ao período que antecedeu à gravidez e não consigo perdê-los. Que triste...

Paloma, a mãe disse...

Paloma, 32, presente. Aquela que não só não emagreceu como engordou 2kg e come agora muito mais do que quando estava grávida. O nome disso é FOME!
Beijos

P.S. Postei fotos das meninas brincando, podia?

adorela disse...

vi seu blog no blog da naiara, mãe da GG!
Então, eu tenho 31 anos e tem um ano e 3 meses que amamento, e NÃO! não emagreci! acho q até engordei! me recuso subie em balanças, mas as roupas denunciam, perdi só depois do parto mas não voltei ao q era antes da gravidez...
e a fome q dá esse negócio de amamentar?
uma vez eu vi a silvia poppovick num programa q uma mulher dizia q amamentar emagrece e a silvia perguntou?
vc já amamentou?
e a moça toda sem graça: não!
e a silvia: pois é, qdo vc amamentar volte aqui e me conta se emagreceu!

beijoca!

Si disse...

Ro... eu engordei 22kg na gravidez... mas na realidade era inchaço pois tive que tomar hormonio pra segurar o bebe.... e acredite no primeiro mes de vida, já havia voltado ao peso que estava antes de engravidar (o qual não é o meu peso ideal, pois qdo engravidei já estava acima do peso).... mas preciso ressaltar que Saulinho chorava dia e noite, não dormia profundamente, somente cochilava e berrava o tempo todo de colicas.... claro que EU sem dormir, comer não fazer mais nada tinha que emagrecer msm ne!!! bjss e otima semana

Laís disse...

Ah, para mim essa história de secar amamentando também não colou não! Muto pelo contrário, eu tinha uma fome absurda. Nem me preocupei com regime também, para não atrapalhar a produção de leite...

Também emagreci uns 10kg rapidamente (acho que só no parto vai bastante né?) e os outros fui perdendo devagar... e só depois que a Malu desmamou é que eu meme preocupei com dieta. Eu não costumo me pesar, mas vejo pelas minhas roupas. As de antes da gravidez, todas servem hoje, mas eu não acho que estão iguais, se é que me entende.

Nem esquenta!

beeijos,
Laís, 29

Cristiane Fontinha disse...

Na primeira gravidez emagreci 20 quilos, sim eu disse 20 quilos, em três meses, retornando ao meu peso original. Na segunda... Ainda estou acima do meu peso.
O pior de tudo é que, quando você para de amamentar engorda mais um pouco!

Cristiane Fontinha disse...

Na primeira gravidez emagreci 20 quilos, sim eu disse 20 quilos, em três meses, retornando ao meu peso original. Na segunda... Ainda estou acima do meu peso.
O pior de tudo é que, quando você para de amamentar engorda mais um pouco!

Anne disse...

HAHAHAAH!
Anne, 30 anos, mãe de joaquim 7 meses, amamentadeira full time... 20 kg mais magra do que na hora do parto. 4 kg para ficar como antes da gravidez, 10kg para ficar como antes do casamento.
Emagrecendo na marra, só o leitinho não resoveu não.... bjo, tenha fé que vai!!!

Anna disse...

Roberta,

enquanto tava na amamentação exclusiva eu sentia uma fome descomunal. Tipo bem pior do que na gravidez.

Cheguei a voltar ao meu peso de quando engravidei (que também não era o ideal), mas isso acredito que cerca de um ano depois (e voltei a engordar de novo). Também desencanei com esse lance de balança.

Eu tenho uma teoria: demoramos 9 meses pra ganhar o corpicho de gestante, não é? Então eu tenho pelo menos 9 meses pra voltar ao corpinho anterior. Qualquer coisa antes disso é lucro!

1. Bom, a primeira resposta fica prejudicada, já que eu não lembro ao certo em quanto tempo voltei ao peso anterior. Mas voltei sim (embora tenha engordado depois).

2. Eu tinha 30 qdo nasceu meu filho.

beijocas e desencana da balança!

Lia disse...

1. Hoje Emília tem quase 10 meses e estou 4kg abaixo do peso que tinha quando engravidei (54kg). Creio que uns 2 desses quilos são de massa muscular que perdi, porque quando engravidei fazia boxe. Então calcule aí 2k de gordura a menos. Mas demorou um pouco, Rô. Só fui voltar aos 54k quando Emília tinha uns 4 meses, depois disso é que foi a sangria e sequei. Malhei dos 2 aos 6 meses dela e estou sedentária desde então. Estou com o menor peso da história desde que tinha uns 15 anos.
2 - tenho 28 anos.

Lia disse...

Ah, outra coisa: deixa a Rafa pelo menos começar com as comidinhas pra você se preocupar com a balança. Não vale a pena arriscar o aleitamento por conta de uma dieta com restrição calórica, né? Coma alimentos saudáveis à vontade, isso é o importante. Beijos.

(Mamãe) ~Pinel disse...

Ei Rô... Tenho 18 anos.
Antes de engravidar pesava 54kg
Fui para 61kg até o final da gestação
e agora, 2 meses depois, amamentando, estou pesando 49kg.

Nãi me lembro ao certo em quanto tempo emagreci mais, porém com menos de 1 mês eu já estava com 52kg.

Beijo!

(Mamãe) ~Pinel disse...

ps: concordo com a Carol Garcia.. não encana com isso, o importante é estar saudável!

Letícia Volponi disse...

Ro, se serve de consolo eu não perdi todos os kilos mágicos na primeira gravidez e temo que o mesmo se repita na que ainda está por vir... Já até cogitei programar uma lipo para o pós-parto (rs)

Renata disse...

Ro, tenho 33 agora e tinha 31 quando o André nasceu.
Na gravidez dele eu engordei 13 kg e um ano depois havia emagrecido 18kg, sem nenhuma restrição alimentar (comendo que nem um monstro!) e amamentando em livre demanda. Então achei que era festa e que seria igualzinho com a Nana...rs!
Engordei 11 kg na gravidez e já perdi todos, mas estou com uma pancinha INDECENTE. Ou seja, emagrecer, eu emagreci, mas preciso criar vergonha na cara e parar de comer besteira porque a pança dá até medo de tão molenga! rs!
beijos, querida

Angélica disse...

Quando o Pedro nasceu eu tinha 26 anos. Engordei 9 kg. durante os 8 meses de gestação. Dois meses depois (quando me pesei) tinha emagrecido 19 kg... nada mais me servia. Mas além de o filhote mamar feito um bezerro, eu segurei a onda no doce e no refri (fiquei com medo de cólicas). Mas por outro lado, eu tinha uma fome de leão: de madrugada, enquanto eu amamentava, pedia pro marido trazer um lanchinho pra mim (às vezes, até um sucrilhos com leite, rss). Mas também corria demais, porque não tinha empregada e voltei a trabalhar meio período 45 dias depois do parto (advogada = sem patrão tb, rsss). Parei de amamentar aos 11 meses. Depois disso, gradativamente fui "dando uma engordada" até porque não aguentava mais às pessoas falarem que eia voar. Agora que meu filhote está prestes a completar 4 anos, me conscientizei que preciso começar um regime e começo hoje!
Beijos e tudo de bom para suas lindas.

Tatiana Abreu disse...

Rô,

você conheceu o mariatododia.blogspot.com agora, mas eu já a conhecia..rs...frequento seu blog e adoro seus posts. Você faz parte da minha lista de blogs diários.

Bom, eu tenho 31 anos, e minha filha tem 1 ano e 8 meses. Quando a Maria nasceu eu emagreci bem, mas um mês depois engordei, engordei, fiquei uns 5 kilos acima do meu peso até a Maria completar 1 anos e 5 meses, faz pouco tempo que voltei. Tenho certeza que a amamentação tem sua parcela de culpa, pois eu sentia muita, muita fome.
Quando eu comecei a limitar as mamadas para manhã e noite, pois a Maria não queria comer comida, emagreci.
E fico pensando nas vacas, elas são gordinhas, não são?
Tentei uma vez comer menos, passar fome uma só vez e meu leite diminuiu. Parei imediatamente.
De quatro amigas que pariram comigo, somente uma secou.
Um beijo, tati

Ah, já que gosta de fotografia, visita também o www.estudiobarbarella.blospot.com.

Fabiana disse...

Acho que depende também do metabolismo de cada uma.
Eu engravidei com 34 anos com 54kg. Quando o Gu nasceu eu já tinha 35 anos e 10 kilos a mais. Dois meses depois, eu já estava com meu peso normal. Seis meses depois do nascimento dele eu estava 6 kilos mais magra do que quando engravidei. Sequei muito.. Fiquei com o rosto fino (pele e osso, como diz a minha mãe). Agora já faz uns meses que não me peso e ando comendo muita porcaria por aqui, mas não engordei, ganhei uma barriguinha, o que é diferente. Mas pernas, bunda e etc, continuam muito magrinhos... :(

Bjos

Ilana disse...

Oi Roberta!
Vamos lá: engordei 11kg na gravidez, e demorei uns 3 meses pra perder tudo. Depois continuei emagrecendo amamentando, perdi mais 3kg. Qdo o Rapha estava com 9 meses, e conforme fui diminuindo as mamadas, parei de emagrecer e, depois do desmame, já ganhei mais 4kg (ou seja, 1 a mais de antes de engravidar).
Hoje tenho 29 e quando ele nasceu, 28.
Bjs

dani disse...

é... quando ele tinha 6 meses eu estava mais magra do que quando engravidei. e olha que sempre fui gordinha e com muita dificuldade para emagrecer! mas aos 7 meses ele parou de mamar e eu estou agora quase com o peso do final da gravidez. um caos!!!

dani disse...

ahhh... tinha 32 quando ele nasceu e agora 33!

Alê disse...

Rô, eu tava bem abaixo do meu peso normal qdo engravidei.Tinha 29 anos.Hoje tenho 33.Engordei 17 kg e perdi rápido.Mas, tive um estresse danado pq Marina trocou a noite pelo dia durante muitos meses e só foi dormir uma noite inteira com 2 anos e meio....Imagina o estresse????
Mas, não desanima.Daqui a pouco vc perde!
Força na peruca!
beijos

Mari disse...

Ai, como eu contei com esse emagrecimento a jato... ódio!
bom, Lucas tá com 3 meses e eu tô 9 kg away do meu peso ideal, e uns 7 do peso que tinha quando engravidei.
Como diz Alice: não é justo!
Acho que vale botar o Equilid nessa enquete, sabia? Ele deve ter uma parcela grande de culpa. Vou escrever sobre isso...
Beijo!

lolo disse...

Geeeeente, o negocio rendeu, hehe. Vc vai fazer a estatistica dp, ne? Bom, pelo contador ai do lado, Lara nasceu duas semanas antes da Rafaela. Eu engordei 16 kg na gravidez, perdi 10 em 10 dias, mais 2 e restam 4 que nao tao indo emboooora! Mas confesso que tenho comido que nem uma louca e muito mal, entao nao ajudo muito, hehe

Amanda Lima disse...

Rô, a idade é fator determinante nessa enquete. Sei por que tinha 20 ao engravidar e uma amiga de 29 engravidou junto. Ambas estávamos no peso, emagrecemos nos primeiros meses (malditos enjoos)e depois engordamos 12 e 13 kg, respectivamente.
Eu em um mês sequei todos os kilos somente com caminhadas e amamentação(nunca fiz academia e continuo assim).
Ela, saradona que era, mãe de um gurizão, emagreceu 8 kg e parou. Começou na academia e baixou mais dois, mas depois disso não emagreceu uma grama, continua com 3kg a mais.

Segundo minha mãe tem a ver com ser a segunda gestação também, pois de mim (a primeira) ela ficou mais magra ainda, e depois da segunda sobraram alguns kg a mais...

Nine disse...

Aix, bem que eu queria que isso fosse verdade também!

Eu engravidei com 29, ganhei com 30. Engordei 14kg na gestação, e já estava 4 acima do que eu gostaria. Depois do primeiro mês perdi 9kg e estacionei. Quando voltei a trabalhar perdi mais 2kg e assim fiquei mesmo amamentando...

E agora...chutei o pau da barraca e engordei 3, hahahaha

Beijos!
Nine

Tchella disse...

Rooo!! nao conheço a pampers do pacote verde! só do vermelho, nem sabia que tinha outro!!! vou provar vou provar! valeu a dica, por isso que eu pensava: melllldellls como acham essa fralda boa (pcte vermelho)

hehehe valeu mesmo!!

Viviane disse...

Eu engordei 15kg durante a gravidez...só no parto se foram 10kg, ai fiquei toda felizinha, achando que perderia esses 5kg rapinho, mas eles demoraram pelo menos até o quinto mês do Enzo para sumir, agora minhas roupas de antes cabem perfeitamente, mas, ainda quero emagrecer mais...não fiz nenhuma restrição na dieta a não ser refrigerante que tennntooo evitar, pelo fato de estar amamentando. Engravidei com 28.

vanice santana disse...

Fui um ser magro,até 3 meses apos o nascimento do meu 2º filhote,amamentei até os 6 meses,e agora ele está com 9 meses e eu com uns kilinhos a mais ,lutando e chorando para a magreza tomar conta de mim novamente.
bjos e adoro o seu blog.
o meu é:
http://blogtambemquero.blogspot.com/

lolo disse...

Esqueci de dizer, tenho 27 anos

Eu + Ele = 3 disse...

Eu pretendo muito perder todos os kg que engordei durante a gestação (7 até agora, no 6º mês =0) e mais os 4kg que tive de engordar para engravidar porque meu imc era mui baixo. Nem me diga que amamentar não emagrece!

Raquel disse...

Oi Roberta...Depois de um mês que estava amamentando virei um palito.rs Depoooooois que parei quando Ana já tinha 7 meses, aí comecei a engordar, acredita? Ganhei uns seis quilos...Achava estranho porque nem comia tanto. Minha GO desconfiou de alguma disfunção da tireóide, que algumas mulheres desenvolvem pós parto, mesmo não tendo histórico disso. Batata! A tireóide estava lenta, por isso não emagrecia. Tratei e perdi os kg, maaaaaaas ainda restam alguns. Vale a pena dar uma investigada...bjão

Flá disse...

1- emagreci 10kg em 4 dias e sobraram 4kg que não me abandonaram até hoje (Stella com quase 6 meses)

2- 30 anos

Melina Záccaro Garcia disse...

Oi Roberta!
Não sei porque algumas mães emagrecem e outras não.
Tenho 34 anos, minha primeira gravidez foi com 32 e engordei 12 kilos, amamentei o Enzo durante 1 ano e perdi tudo o que eu ganhei em 3 meses.
Na segunda gravidez, que foi a da Giulia eu engordei só 9 kilos, hoje ela está com 10 meses, eu continu0 amamentando só que perdi por volta de uns 13 kilos, menos do que eu ganhei na gestação.
Não faço dieta, exercícios...nada!
Só tenho uma rotina super corrida como a de qualquer mãe que tem dois filhos pequenos.
Se vc chegar a uma conclusão depois me conta! Beijo

Marcela disse...

Oi Roberta,
Engravidei com 29 e estou com 30, ganhei 11,6 Kg na gravidez da Alice e com 1 mês e meio amamentando sequei tudinho e até mais um pouco, o problema foi quando ela paraou de mamar, dei uma engordadinha.
Bjs

Coisa de Mãe disse...

OI Roberta,

Eu tenho 33 anos e três filhos, todos de parto normal. Engordei 10Kg na primeira gestação, 11Kg na segunda e 15Kg na terceira e em todas elas recuperei o meu peso em 15 dias e cheguei a pesar 3Kg a menos do que quando engravidei. Estou amamentando ainda o meu caçula, que tem 1 ano, e estou 2 Kg abaixo do meu peso normal, que é 58Kg (tenho 1,68m).


Sempre fui mais magra, e acho que a teoria de que a amamentação emagrace é relativa, pois acredito que a genética e o metabolismo é que definem, independente, inclusive, do tipo de parto (cesárea ou normal).

De qualquer modo acredito que só após o desmame a mãe é capaz de avaliar o seu peso, se preocupar em fazer dieta, pois enquanto estiver amamentando, ficará sem parâmetro, entende? São muitas as interferências: hormônios, stress, fome demasiada etc., tudo a contribuir para o ganho de peso, principalmente para quem já tem tendência para engordar.

Quer um conselho? Desencana! Curte seus filhotes, aproveita e depois que o desmame acontecer você se preocupa com isso!

Bjos querida!
Ivana

Chris Ferreira disse...

Oi Rô,
eu não emagreci não. Muito pelo contrário, engordei.
Na minha segunda amamentação eu fiquei com vício de cativeiro. Sabe aqueles animais de zoológico que ficam fazendo o mesmo percurso para lá e para cá? Então, eu fiquei assim. Da cadeira de amamentar para a geladeira, da geladeira para a cadeira de amamentar. Loucura.
E ainda pensava, nõa tem problema consumir tantas calorias eu estou gastando produzindo leite. E eu acreditei.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ligia Moreiras Sena disse...

Oi Roberta,
Eu engravidei com 31 anos, minha filha tem 3 meses e eu tenho 32 agora.
Perdi a vergonha na cara durante a gravidez e engordei 26 quilos. Nos dois primeiros meses dela perdi 22 deles... Os 4 restantes estão todos na cintura e tá punk perdê-los. Acredito que agora, trabalhando e dando conta de tudo, talvez os perca.
Mas tá difícil...
Beijos

Kika Bastos disse...

OI Roberta!
Sinceramente a minha teoria é: o que emagrece não é a amamentação em si... é o bebê que dá trabalho!
Meu filho nasceu quando eu tava com 32 anos... engordei quase 18kg na gravidez e com 3 meses eu já estava com o mesmo peso de antes!
Mas não credito esse sucesso à amamentação simplesmente. Luca teve cólicas, refluxos, um trabalho danado pra mamar e eu não tinha babá! Ou seja, não tinha tempo nem de tomar banho, nem de comer, nem de nada!! assim é mole secar!
Agora a situação é: 35 anos... 8 meses de gestação, 9,5kg a mais fora os 3 que já rondavam o corpinho antes de engravidar e uma babá ja contratada... oremos!

FERNANDA ABREU disse...

Olá Roberta é a primeira vez que faço um comentario em seu blog, mais faz mto tempo que a acompanho....
eu tenho um menino de 1 ano e 9 meses, e amamentei até quase 4 meses, e eu tbm dei uma estacionada 3 kg acima de qdo eu engravidei, depois q parei de amamentar fiz dietas malucas e nada, e somente agora quase 2 anos depois do parto eu perdi todos os kg a mais e foi mais 1 de lambuja rsrs...., fiquei mto feliz, demorou mais consegui, massss poremmmm, o corpitcho não é o mesmo... enfim, não se pode ter td né!! rs
Bjinho pra vcs 3 e ADORO seu blog!!

Ministério da Saúde disse...

Amamentar é muito importante e faz não só para mãe como também para o bebê. A questão do emagrecimento pode ser relativo a cada metabolismo. Nem todo organismo reage de maneira igual a uma gestação. De fato a amamentação pode fazer com a a mãe emagreça, mas isso, porém, não pode ser tomado como uma regra geral.

Dany disse...

O segundo comentário, o da , é muito engraçado: Esse negocio de secar amamentando é lenda urbana na minha opiniao... a nao ser que vc tenha 20 anos!

Eu tive meu filho aos 20 anos de idade e não sequei, não. Ganhei uns 3 kg de presente durante a amamentação. Acho que é lenda urbana...hehehe

Dani disse...

Vamos a minha situação: amamentei até os 8 meses. Já tinha 32 quando a Nina nasceu. Não fiz ginástica nesse período. Comecei a malhar quando parei de amamentar. Só voltei ao meu peso 1 ano depois (engordei 10 kg).
Não sei, acho, Rô, que depende mesmo do metabolismo de cada pessoa. Tem gente que vai, emagrece rapidinho. Outras, como eu, que demoram mais.
Mas, não se preocupe agora. Pensa nas 1200 calorias depois!
Bj!
Dani
PS: adorei a foto da Ciça + Clarisse e da Lu + Rafa no blog da Pa! Como já disse pra ela: ano que vem, me convidem, quero colocar a Nina e Alice naquele banco! Oba!

Bianca disse...

1. Você voltou ao seu peso logo depois de ter bebê ou ficou até mais magra do que antes? Quanto tempo depois?

Eu emagreci. Mas sempre fui muito gordinha e fiz cirurgia bariátrica 08 anos atrás. Será que eu entro pra estatística?!

2. Qual é a sua idade?

29 anos

Paty disse...

Nao emagreci tudo, mas eu perdi minha mae com quase 9 meses de gestacao, entao engordei muito na gravidez.... amamentei pouco (secou o leite) e tudo mais. fazer o que? tive a BAbi com 37 anos... bjs

Sheila Minatti disse...

Olha, sou testemunho de q idade nao quer dizer mto nao..

tive Maria Clara com 22 e vou dizer que nãp adiantou nada em termos de metabolismo/emagrecimento...continuo 8 kg acima do peso de antes de engravidar... - mas a fome e a correria de primeira viagem ajudam...hehhee

beijos a familia linda!

Lilian disse...

Engravidei com 28... ele nasceu qdo eu já tinha 29... Engordei 11kg e até agora emagreci 6kg e ele está com 6 meses... Amamentei até semana passada e tinha uma fome de leão... Acho que agora vai melhorar tb pq voltei ao trabalho e consegui estabelecer uma rotina melhor... Em casa beliscava o tempo todo...

Juliana disse...

Eu engordei 13 quilos. Emagreci 11 em 45 dias. Os outros 2 foram indo embora bem devagarzinho e eu voltei ao meu peso quando Tomás completou 4 meses. Fiquei muito feliz, mas engoredei 1 quilo de lá pra cá (ele fez 5 meses hoje), então não sei o quão duradouro é esse emagrecimento relativamente rápido.
Tenho 32 anos.
PS: Não esquenta, Roberta, vc é linda.
PS 2: Vou dar NAN pela primeira vez para o Tomás hj. Vou testar pq amanhã vou sair e deixar ele sozinho com o pai pela primeira vez. Será que ele vai pegar? E será que vai querer largar o peito? Quantas dúvidas...

Erika disse...

Olha eu acho que tudo vai do metabolismo e ponto final.
Não e porque amamentar emagrece.
Claro que ajuda.
Eu tenho 28 anos engordei 1kg na gravidez, e perdi 18kg ate hj, minha bebe esta com meses.
Mas sempre fui magra, e mesmo quando engordava um pouco era facil de emagrecer.
Tenho 2 amigas que estão com bebe de 9 e 8 meses....e as duas perderam algo em torno de 9kg e nada mais.e elas tem 24 anos, então isso e coisa do metabolismo mesmo.
bjs e boa sorte ai.

MarciaSP disse...

Eu engordei 10kg na gravidez, com 29 anos.

Infelizmente só amamentei exclusivamente por 3 meses, mas menos de 2 meses após o parto eu já estava 2kg mais magra que antes da gravidez. Emagreci uns 12kg em menos de 2 meses, e comia bastante (realmente sentia muita fome!).

E não fazia ginástica nem antes e nem depois...

Só voltei a engordar quando voltei ao trabalho, acho que descontei minha ansiedade na comida!

Daniella disse...

1. Tinha 33 anos quando o João nasceu, engordei 20,5 kilos ( de 48 para 68.5), inacreditável, nem sei como consegui. Nos 2 primeiros meses perdi uns 10 kilos, depois perdi mais 4 kilos. Estou com 6 kilos acima do que estava antes, mas como era muito seca mesmo estou até achando interessante, passei de 36 que mandava apertar na costureira para um 38 sem sobras.
Meu corpo mudou totalmente, e para melhor.
Considero meio perigoso fazer dieta ao amamentar...pois não é só uma questão de calorias, ms do que você doa para o bebê no leite. bj a todas, amamentem, tenham calma, concordo, acho que tudo se ajeita aos poucos.

Juliana disse...

Qdo o Pedro nasceu eu tinha 29 anos. Engordei 20 kg na gestação. Dei de mamar 6 meses e emagreci 22 kg neste período. Porém do meu ciclo de amigas fui uma exceção, não sei se pelo fato do meu filho ser um bezerrinho, praticamente passava o dia e a noite no meu peito. Porém, para aquelas quem me consideram sortudas, estão enganadas. Assim que ele parou de mamar no meu peito engordei 10 kg. Hj estou com 31 anos e lutando pra perder estes 10 kg que lutam pra não irem embora. Bjs a todas.

Anônimo disse...

Com o meu filho em dois mese perdi tudo. Tinha 19 anos.
Hj com a minha filha de 7 meses ainda estou com 11 kg acima. Estou com 32.
Ja me disseram q gravidez de menina demora mais para emagrecer.
Bjs

Daniela disse...

Tenho quarenta anos e, assim como no primeiro filho, agora, na segunda vez que sou mãe, amamento minha filha que já está com 01 ano e estou pesando apenas 45kg, 5kg a menos do meu peso normal. Amamentar,cuidar de 2 filhos, casa, cachorro e ainda sou comerciante (ou seja, sem licença maternidade), puxa vida, isso emagrece sim!

Aline Sokolowski disse...

tenho 23 anos e minha filha, Alice, tem um mes
eu perdi 12 kg nos primeiros 11 dias, comendo igual uma porca pq toda hora recebia visita e cada visita era um bolinho, um paozinho doce... aih vi q emagreci comecei a fazer dieta, aih o ponteiro travou levei 15 dias pra eliminar mais 4, agora cada grama ta um suplicio

Anônimo disse...

EU TENHO 32 ANOS O FABIO TEM OITO MESES EU AMAMENTO CAMINHO TODOS OS DIAS POIS VOU A PÉ PRO SERVIÇO ACORDO 3 VEZES POR NOITE PARA AMAMENTAR CONTROLO A ALIMENTAÇÃO E NÃO PERDI 1 KG ATE ENGORDEI 2KG ESTOU QUASE A FICAR MALUCA DE TANTA FRUSTAÇÃO

juliana gega disse...

Eu enmagreci muito depois que tive meu. bebe mais eu vou engorda depois

juliana gega disse...

Eu enmagreci muito depois que tive meu bebe eu vou emgorda depois que tirar a peito do bebe

Márcia Andréia disse...

A amamentação emagrece sim...eu que o diga! Tive meu primeiro filho aos 30 e engordei 16 kilos. No primeiro mês perdi 10, no segundo 4 e fiquei com um saldo de 2 kilos (graças a Deus). Logo em seguida engravidei (aos 4 meses). Nessa gestação engodei 10 kilos e perdi td no primeiro mês e mais 4 kilos depois... quase sumo do mapa, cheguei aos 45. Ano passado engravidei e estava pesando 49,250 e durante a gravidez engordei 10,600. Em 2 semanas perdi 8 kilos e isso começou a me preocupa...hoje com 1 mês e 12 dias já estou no meu peso e preocupada pois detesto ficar seca. Ah, sequei naturalmente sem dieta, sem exercício ou drenagem. Agora alguém poderia me dar uma receita de como engordar ou pelo menos manter o peso?

Márcia Andréia disse...

A amamentação emagrece sim...eu que o diga! Tive meu primeiro filho aos 30 e engordei 16 kilos. No primeiro mês perdi 10, no segundo 4 e fiquei com um saldo de 2 kilos (graças a Deus). Logo em seguida engravidei (aos 4 meses). Nessa gestação engodei 10 kilos e perdi td no primeiro mês e mais 4 kilos depois... quase sumo do mapa, cheguei aos 45. Ano passado engravidei e estava pesando 49,250 e durante a gravidez engordei 10,600. Em 2 semanas perdi 8 kilos e isso começou a me preocupa...hoje com 1 mês e 12 dias já estou no meu peso e preocupada pois detesto ficar seca. Ah, sequei naturalmente sem dieta, sem exercício ou drenagem. Agora alguém poderia me dar uma receita de como engordar ou pelo menos manter o peso?

Kellen disse...

Tenho 29 anos, faz 2 meses que meu bebe nasceu, só mama no peito. Eu engordei 20 quilos na gravidez, e eu já estava 10 acima do peso normal, erdi só 6k na hora do parto e até agora nenhuma grama. Estou m sentindo um monstro.

Anônimo disse...

Engravidei com 40 minha terceira gestação engordei 18 com um mês e pouco perdi 13e estacionei agora já tem três meses e não perco uma grama prático exercícios de dos dois meses mais dieta mais drenagem ea bebe mama muito no meu caso acredito sim que seja o metabolismo devido minha idade está lento.

Anônimo disse...

Tenho 2 filhas, uma de 2 anos e 3 meses e outra de 9 meses, sequei muito dando mama.

josiane maria da silva disse...

Oi re sou mae pela segunda vez na primeira tinha 24 anos engordei 24k kdo amamentava perdi tudo k ganhei na gravidez, agora com 36 anos estou amamentando e nao emagreci nada so engordei 350g tem dia k 800g mais ainda to com o peso da gravidez 14 kilos a mais to desesperadamais axo k é pk meu metabolismo esta mais lento 36... ja viuuu
comi k nem boiii afff

vanessa maciel disse...

Comigo deu certo.. Na primeira gravidez amamentei muito pouco com a ajuda de suplementos não perdi todos os 16kg que ganhei.. na segunda gravidez amamentei exclusivamente meu bebê e já perdi 17kg dos 15 que ganhei.. mas acho que depende muito da fome da crainça e da produção de leite que ela vai levar, quanto maior a fome do bebê mais emagrece neh?/ mas claro alimentação balanceada sem exageros, sem dieta e podendo comer de tudo mas sem excessos.. da uma olhadinha no meu post "Peso - Meu pós parto: http://www.vanessamaciel.net/2014/06/peso-meu-pos-parto.html e leia tbm a minha conclusão sobre Amamentar emagrece? http://www.vanessamaciel.net/2014/08/amamentar-emagrece-queima-calorias.html

Anônimo disse...

Eu perdi peso logo que ganhei o. Bb depois parei eu pesava antes de engravida 62 kg hoje meu bb já tem 7meses e eu estacionei estou com 74 nem sobe nem desce